PUBLICIDADE
ANUNCIE: ☎ 54 3614 2118
POSTO NONOAI
Serra é a região do Estado com maior produtividade na agricultura
Estudo aponta a região com o melhor rendimento médio nas áreas rurais
Bernardi investe em coberturas para colher o ano todo em sua propriedade em Caxias do Sul
Imagem: Diogo Sallaberry / Agencia RBS



As terras mais produtivas e com melhores colheitas estão na Serra. As propriedades da região registram um rendimento médio por hectare de cinco a 10 vezes superior ao alcançado no Estado. Nove cidades da serra estão entre as 10 mais bem colocadas nesse critério. O indicador faz parte do Perfil das Cidades Gaúchas, produzido pelo Sebrae-RS. O mapeamento analisa 62 dados diferentes dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. 

A lista é encabeçada por São José dos Ausentes, seguido por Vale Real. Caxias do Sul ocupa o terceiro lugar no ranking. O bom desempenho está retratado na propriedade do agricultor Samuel Bernardi, 30 anos, localizada no distrito de Santa Lúcia do Piaí, interior do município. Ele responde por 20 hectares de terras que produzem o ano todo. Agora é a vez do tomate, couve-flor e brócolis. 

Aos poucos, ele e o irmão, Joel, estão substituindo as áreas de campo aberto, por produções cobertas, que garantem um rendimento 40% maior. E com mais qualidade. Quase três dos 20 hectares já estão produzindo em estufas. Esta semana, eles finalizam a colheita de tomate. A safra rendeu mais de 250 mil quilos da fruta. O preço médio de venda chegou a R$ 3 o quilo. Isso porque eles produzem na entressafra da fruta. Colhemos o ano todo – destaca Bernardi.




Fonte: Jornal o Pioneiro