PUBLICIDADE
ANUNCIE: ☎ 54 3614 2118
CURSO DE VENDA MARA PARTICHELLI
Número de casos de toxoplasmose sobe para 218 em Santa Maria
Mais de 792 casos foram notificados na cidade desde a semana passada
            Número de casos de toxoplasmose sobe para 218 em Santa Maria  | Foto: Prefeitura Santa Maria / Divulgação / CP
 
Foto: Prefeitura Santa Maria 





Subiu de 176 para 218 o número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria, conforme foi divulgado no fim da tarde desta terça-feira pela prefeitura municipal. Segundo o boletim, 792 casos foram notificados, sendo que 617 ainda são considerados suspeitos. Desses, 70 já foram descartados e 319 seguem em investigação. Ainda de acordo com o documento, 20 dos exames confirmados são de grávidas.

A Prefeitura Municipal e o Governo do Estado têm trabalhado para dar assistência para comunidade de Santa Maria desde que foi confirmada o surto da doença. As grávidas são as mais vulneráveis a ser contaminadas pela toxoplasmose. Como medidas imediatas, foram comprados mais remédios – que estão sendo disponibilizados na Farmácia Central –, e uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) está na cidade para ajudar a encontrar a origem e a forma de contaminação.

Na semana passada, foi confirmado um novo pacote de medidas para conter o surto de toxoplasmose que atingiu Santa Maria em abril. Desde então, duas mortes fetais em gestantes foram confirmadas com o diagnóstico de toxoplasmose aguda. Elas tinham 28 e 36 semanas de gravidez.

Um ambulatório específico foi aberto para exames oftalmológicos de pacientes suspeitos ou portadores da doença. Assim como credenciamento de laboratórios para a realização de exames e a busca, junto ao Ministério da Saúde, de mais medicamentos para tratar a doença.





Prefeitura Municipal/Sta. Maria