PUBLICIDADE
ANUNCIE: ☎ 54 3614 2118
FENAE
Rio dos Índios - Ex-Prefeito é homenageado em sessão solene na Câmara de Vereadores
Gervásio Magri (PDT) recebeu honraria por serviços prestados a comunidade. Foi no início da noite desta terça-feira (17).
Câmara Municipal de Vereadores presta homenagem ao ex-prefeito de Rio dos Índios Gervásio Magri. 
Fotos: Repórter Gustavo Azevedo/Elizane Oliveira - Rádio Rio FM 





A Câmara Municipal de Vereadores de Rio dos Índios realizou no início da noite desta terça-feira (17), uma sessão especial, em que prestou homenagem ao ex-prefeito Gervásio Magri (PDT) - Partido Democrático Trabalhista. A solenidade se iniciou por volta das 19hrs.

Na ocasião estiveram presentes diversas autoridades, lideranças políticas de Rio dos Índios, e de outros municípios da região, bem como ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, amigos e simpatizantes do homenageado.

Também esteve no ato o deputado federal pelo PDT Pompeu de Mattos, e o assessor do deputado estadual Gilmar Sossela, Luciano Barros. 

O requerimento de nº20/2018 de autoria do vereador Cleber Velozo de Linhares (PDT), solicitava que o Legislativo prestasse a referida homenagem a Gervásio Magri, por relevantes serviços prestados ao município. De acordo com o vereador Cleber, o mencionado cidadão em muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da nossa região, sendo vereador quando Rio dos Índios ainda era distrito de Nonoai, prefeito e vice-prefeito pela mesma cidade, e sendo tambem o primeiro prefeito de Rio dos índios. 

Ao fazer uso da palavra, Cleber não poupou elogios a Gervásio, representado no ato por sua filha a Advogada Silvana Magri. Conforme Cleber, na sua trajetória política, Gervásio não soube o que é uma derrota, encarou enormes desafios e ataques dos buscavam detê-lo, soube enfrentar tudo com muita determinação e humildade.

Esse homem foi uma pessoa humanista que tanto serviço prestou a sociedade e principalmente a população mais carente, onde realmente era e continua sendo muito querido, concluiu. 
Todas as autoridades que fizeram uso da palavra expressaram um pouco do que realmente foi Gervásio Magri, da suas atividades que exerceu durante a sua carreira pública, do amigo, e exemplo de humildade e simplicidade.

O deputado Pompeo de Mattos disse em seu pronunciamento que Gervásio deixou um legado imensurável para a região, lembrou dos inúmeros esforços que ele fez para que Rio dos Índios fosse emancipado. “O Gervásio era um homem daqueles que é o exemplo, que serve de exemplo como melhor exemplo”. Sem dúvidas é uma referência pra nós, é norte, rumo e caminho. Se a gente pudesse teríamos que rebuscar a fôrma da onde saiu o Gervásio, pra buscarmos outro Gervásio. Para ele, esse homem foi uma figura muito parecida com o saudoso Leonel Brisola. Assim como não nasce outro Brisola, não nascerá outro Gervásio, pontuou.

Ao final parabenizou o ex-prefeito e a família, declamando um verso de improviso: 

“O Gervásio é desses tauras que nunca dobrou a espinha, tal qual um galo de rinha, sempre foi bom de pua e bom de bico, o Gervásio na vida nunca pediu pinico, é desses que peleava e brigava até com os milicos e nunca frouxou o garrão, sempre tinha argumentos e a razão, e ele com boa memória e boa idéia, ganhava a platéia fazendo coisas de mão em mão. 

Esse Gervásio que está sendo aqui homenageado herdeiro de um passado, herdeiro de um presente, ele vai ficar na mente de todos os ancestrais, igual um outro Gervásio nunca mais. 

Ele que cresceu meio sozinho, no bom retiro ali no moinho nas barrancas do Uruguai, pra todos nós ele foi mesmo um pai, e no verso eu me inspiro, Rio dos Índios daqui dessa terra tu fostes o prefeito, aqui tu abriu o peito. Então Gervásio, tu que pra nós todos fostes  como um pai, pode ter um outro Brisola mas nunca vai ter um outro Gervásio nas terras de Nonoai”.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sentadas


O presidente da câmara afirmou que, apesar de ser de partido diferente, nesse momento precisava ser sincero, e lembrou que quando era ainda criança já ouvia muito sobre quem era o Gervásio, disse que a homenagem é justa porque o homenageado fez por merecer, sem dúvida ele é um exemplo a ser seguido.

A filha e advogada Silvana Magri, relatou que aprendeu muito com seu pai, uma figura histórica, aulas de política e ética na sua própria casa. Disse que ele foi mesmo um revolucionário, que não temeu enfrentar os ditadores na época dos anos de aço, da mordaça, em que para se fazer política tinha que cuidar até mesmo o que falava. 

Meu pai sofreu as agruras da perseguição, vivíamos no período ditatorial, a lei da mordaça, lembrou Silvana ao se referir que em Nonoai existia uma hegemonia política, e seu pai resolve combatê-la sendo candidato em 1976, e o slogan da sua campanha foi o seguinte: “Essa panela quebra”. Nesse ano ele foi eleito prefeito do município. 

Segundo ela, seu pai afirma que a política fez dele um homem realizado, porque saiu dela com a alma branca e as mãos limpas.

Ao final ela agradeceu a todos que se fizeram presente, aos familiares, a cada um dos que se pronunciaram; ao presidente Valmor, ao vereador Cleber autor do requerimento, e aos demais vereadores pela iniciativa, eu tenho certeza que isso vai fica marcado na nossa alma, finalizou.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna


A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas


A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé


A imagem pode conter: 1 pessoa


A imagem pode conter: 1 pessoa


A imagem pode conter: 1 pessoa


A imagem pode conter: 1 pessoa


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas


A imagem pode conter: Valmor ESilvana Rossetto



Rádio Rio FM