Caso Rafael - Alexandra muda versão, confessa como matou o filho e depois diz ter sido coagido pela polícia

Alexandra apresentou uma nova versão dos fatos e admitiu ter estrangulado o filho

Arte/Montagem: Radio Rio FM | Foto: Arquivo pessoal

 

Alexandra Dougokenski, que confessou ter matado o próprio filho, Rafael Mateus Winques, de 11 anos, em Planalto, prestou novo depoimento neste sábado, 27.

Segundo a Polícia Civil, Alexandra apresentou uma nova versão dos fatos, e admitiu ter estrangulado o filho. Em coletiva de imprensa apresentada a noite deste sábado, a Polícia trouxe relatos do novo depomento da acusada.

"Após já ter repreendido ele pelo fato de estar passando diversas noites em claro mexendo no celular, fato que já vinha incomodando ela, ela resolveu ministrar o remédio para que ele dormisse. Ela foi pra cama e por volta das 2h acordou e viu que ele ainda estava acordado mesmo após ter tomado o medicamento. Naquele momento ela perdeu o controle da situação e resolveu de fato estrangular ele", conta o delegado.

De acordo com o delegado Eibert Moreira Neto, a acusada apresentou uma confissão mais coerente com o que vinha sido apurado pela investigação. Segundo ele, Alexandra teria colocado a corda para estrangular o filho, ainda na cama. "Ele se debateu, caiu e machuca a costela. Ele tem uma lesão, comprovada na necropsia. Ela não conseguiu acompanhar a cena. Saiu do quarto e deixou ele asfixiando. Ela voltou e viu que ele havia desfalecido. Ela foi no quarto, pegou a sacola porque não conseguia ver o rosto dele, e cobriu o rosto", diz.

Segundo esse novo depoimento, a mãe do menino teria usado a corda para estrangular o menino, e não para arrastar o corpo até a casa vizinha, como ela teria relatado inicialmente. "Ela pegou ele no colo e foi levando para a casa do vizinho porque sabia que ali havia uma caixa", diz o delegado.

Ainda, de acordo com Eibert, ficou evidente o comportamento de Alexandra, durante as investigações, que se mostrava "extremamente perfeccionista e metódica". "Ela gostava de dominar a situação, com os filhos e com as pessoas do convívio dela. Tudo que saía fora da normalidade, para ela se tornava uma situação de extremo incômodo".

Segundo a Polícia, a participação de outras pessoas foi deescartada. O irmão de 17 anos de Rafael, estava na casa na noite do crime, mas estaria usando fones de ouvido, e por isso não ouviu nada nem percebeu movimentação.

Mãe de Rafael diz ter sido coagida pela Policia; assista o vídeo

A defesa se manifestou após o depoimento, e alega que Alexandra teria sido coagida pela polícia.

"Eu não assinei o depoimento porque eu tenho certeza que coagiram ela, usando a figura do outro filho, dizendo que ele ia ser preso ou ia ser morto, eu tenho certeza porque ela me disse isso", disse o advogado de defesa Jean Severo.

A coação teria sido afirmada pela acusada, em vídeo divulgado pelos advogados, antes do depoimento.

"Eu fiquei aqui aguardando com os delegados, me informaram pra mim dar outro depoimento, pra dizer que eu matei o Rafael porque ele não obedecia", disse Alexandra.

 O delegado Ercílio Carletti, contestou as afirmações.

"Ela decidiu por livre e espontânea vontade contar a versão nova. A defesa não queria que ela assinasse [o depoimento] mas ela disse que não aguentava mais sentir o peso da culpa. Ela manifestou interesse de ser defendida pela Defensoria Pública", diz o delegado Ercílio Carletti.

Em entrevista ao RBS TV, o advogado Jean Severo, confirmou estar deixando o caso.

Segundo a Polícia, o depoimento foi gravado, e foi tomado todas as precausões para obter o máximo de validade nos atos durante o inquérito, que deverá ser concluído nos próximos dias, indiciando Alexandra Dougokenski, por homicídio doloso, quando há intenção de matar.

ENTENDA O CASO

Na manhã do dia 15 de maio, Alexandra Dougokenski, mãe de Rafael Mateus Winques, de 11, anos, disse à polícia que o filho havia desaparecido de casa durante a madrugada. Depois de dez dias de buscas, Alexandra confessou que matou o filho. Em depoimento ela alega que deu dois comprimidos ao menino, porque ele estaria muito nervoso, mas que não pretendia matá-lo. Ao perceber que Rafael não respirava, a mulher diz que teria decidido esconder o corpo, que foi encontrado na casa ao lado da residência da família, dentro de uma caixa, com as mãos e pés amarrados e uma corda em volta do pescoço, além de ter o rosto coberto por uma sacola de pano. Alexandra Dougokenski está presa de forma temporária no Presídio Feminino de Guaíba, na Região Metropolitana.

 

Fonte: Portal In Foco RS

Colaboração Elínton Machado Portal RS Agora.

 

Comentários