Ronda Alta - Indígenas expulsos por cacique da Serrinha denunciam torturas

Revolta na aldeia já resultou em mortos, expulsões, casas e veículos incendiados e muito pânico

Foto/Divulgação: Redação

 

O conflito na reserva indígena da Serrinha, localizada entre os municípios de Ronda alta e Engenho Velho tem preocupado as autoridades da região.

No final de semana, um grupo de pelo menos 10 famílias fugiu do território indígena. Eles são opositores do cacique Márcio Claudino e foram expulsos em meio à troca de acusações sobre arrendamentos ilegais de terras e disputa pelo poder naquela área, onde vivem cerca de 1,8 mil Índios caingangues.

De acordo com a GZH que teve acesso aos boletins de ocorrência registrados pelo grupo expulso e que também conversou com alguns dos opositores do cacique; eles dizem que tudo começou há 14 meses, quando denunciaram o envolvimento de Márcio Claudino com arrendamento clandestino da área indígena para produtores rurais de Ronda Alta, o cacique nega os crimes . As informações foram repassadas ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

Em vídeo publicado em uma rede social, a indígena Vãngri Kaingang, denuncia o caso o que chama de massacre na Aldeia da Serrinha. De acordo com ela, o MPF e a Funai foram corrompidos e não ouvem as reclamações dos indígenas opositores ao cacique, só escutam o lado do cacique, e esse por sua vez busca dizimar seus opositores.

Ainda de acordo com Vãngri, foram 5 o número de mortos e o que tem motivado essa chacina é o dinheiro fruto do arrendamento das 12 mil hectares de lavoura que o cacique detém o poder. “Façam alguma coisa, por favor nos ajudem”, disse.

Confira o vídeo de indígena denunciando clicando nesse link

 

Comentários