Taxa Selic alta gera novas oportunidades para investidores

  Humberto Canova, assessor de Investimentos da Sicredi Região da Produção | Foto/divulgação: Sicredi Região da Produção

Os últimos meses foram marcados pelo aumento da taxa Selic e as previsões indicam que essa linha ascendente se manterá, impactando sobre os investimentos. De acordo com o Sicredi, a alta da taxa básica de juros influencia na rentabilidade de vários tipos de ativos, em especial os títulos de renda fixa. Esse cenário é positivo para investimentos, pois abre novas oportunidades.

    No entanto, antes de decidir os rumos do seu dinheiro, é fundamental entender o papel desempenhado pela taxa Selic e como levá-la em conta na hora de escolher as próximas aplicações. Utilizado pelo Banco Central como base para o cálculo de vários tipos de ativos, o índice tem por objetivo manter a inflação sob controle. É isso que explica por que a taxa é ajustada para cima ou para baixo conforme o cenário de preços.

    O assessor de Investimentos da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Humberto Canova, confirma que o momento é favorável para investir em aplicações financeiras. “A Selic está em 13,25% – taxa mais alta desde a metade de 2017 – e, com isso, os ativos financeiros se tornam mais atrativos principalmente em perfis conservadores, como a Poupança, o RDC (Recibo de Depósito Cooperativo) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), entre outros, porém, com rentabilidade mais elevada”, explica.

    O assessor de Investimentos esclarece, ainda, que o aumento da taxa Selic visa diminuir o número de moedas circulando na economia e, com isso, automaticamente reduz a demanda de bens, serviços e o consumo em geral. “Isso faz com que o movimento de inflação caia, reduzindo também a perda do poder de compra da população – movimento natural que ocorre quando a inflação está elevada. Por outro lado, é uma excelente oportunidade que as pessoas e as empresas têm de fazer suas reservas financeiras, buscando rentabilidade mais elevada e atratividade maior nos seus ativos financeiros”, complementa.

    Por fim, Humberto destaca que o Sicredi oferece diversas soluções para todos os perfis de investidores, além de orientar sobre as melhores opções. Ele também realça as vantagens em investir em uma cooperativa como o Sicredi. “Aqui, o associado conta com benefícios adicionais, entre eles, a distribuição de resultados, o relacionamento mais próximo, podendo prestar consultoria na recomendação dos investimentos, no planejamento financeiro desse associado, além das taxas extremamente competitivas em relação ao que o mercado apresenta, fortalecendo o ciclo virtuoso que possibilita utilizar o recurso para conceder operações de crédito a outros associados, fazendo com que toda a comunidade se desenvolva a partir disso e se fortaleça”, encerra.

 

Confira algumas dicas para investimentos com a alta da Selic:

·         Se o objetivo for manter o poder de compra sem grandes riscos, os títulos mais atraentes são os atrelados à inflação (IPCA). Esses investimentos funcionam mais como proteção ao patrimônio do investidor frente às incertezas do mercado. Alguns títulos oferecem um percentual fixo + a variação do IPCA no período, o que pode trazer uma boa rentabilidade.

·         Já quem deseja correr um pouco mais de risco, com a expectativa de rentabilidade maior, pode recorrer a investimentos atrelados ao CDI, que ofereçam taxas além de 100% do CDI, ou até pré-fixados acima de 14% ao ano.

·         Os títulos que oferecem as modalidades de renumeração citadas acima são RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), Fundos de Renda Fixa e Fundos Multimercado.

·         Mas atenção: observe outras características dos investimentos, como prazo, liquidez, risco e período de carência.

·         A melhor ferramenta para lhe ajudar a escolher os melhores investimentos para os seus objetivos é conhecer o seu perfil de investidor e estar atento aos objetivos de curto, médio e longo prazos.

 

Comentários