Foto de pai e filha afogados mostra drama de quem tenta chegar aos EUA
Família de El Salvador decidiu se arriscar depois de não ter conseguido fazer o pedido de asilo aos EUA
FOTO: JULIA LE DUC/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Um homem e sua filha de apenas 23 meses deitados de bruços com rostos submersos às margens do Rio Grande. A camiseta preta dele está erguida até o peito com a cabeça da menina por dentro. O braço dela está em volta do pescoço do pai, sugerindo que a criança tenha se agarrado a ele em seus momentos finais.
A fotografia abrasadora da triste descoberta de seus corpos na segunda-feira (24/06/2019), captada pela jornalista Julia Le Duc e publicada pelo jornal mexicano La Jornada, ressalta os perigos enfrentados por migrantes da América Central que fogem da violência e da pobreza e esperam encontrar asilo nos Estados Unidos (EUA).
De acordo com a reportagem de Julia Le Duc para o La Jornada, Oscar Alberto Martinez Ramirez, de 25 anos, frustrado porque sua família, de El Salvador, não conseguiu se apresentar às autoridades americanas para pedir asilo, decidiu nadar até o outro lado do rio no domingo com sua filha Valeria.
Ele a colocou na margem norte do rio e voltou para pegar a mulher, Tania Vanessa Avalos, de 21 anos, mas ao ver o pai se afastar, a menina se jogou na água. Martinez voltou e conseguiu pegar Valeria, mas a corrente levou os dois para longe.
O texto foi escrito com base no que Tania contou à polícia local em meio a lágrimas e gritos, segundo Julia Le Duc à Associated Press.
Detalhes do incidente foram confirmados na terça-feira (25/06/2019) por uma fonte do governo de Tamaulipas, que não estava autorizado a discutir o assunto publicamente e pediu anonimato, e pela mãe de Ramirez em El Salvador, Rosa Ramirez, que conversou com a agência por telefone.
“Quando a menina pulou para dentro da água, ele tentou alcançá-la, mas quando tentou agarrá-la, foram para mais longe e não conseguiram sair”, disse Rosa à AP. “Ele a colocou em sua camisa, e imagino que tenha dito a si mesmo: ‘Cheguei até aqui’. E decidiu seguir com ela.”
Informações portal Metrópoles/ Agência Estado