NONOAI - Com o avanço do coronavírus prefeito publica novo decreto com regras mais rígidas

Conforme o texto, as regras mais severas são para o setor de transportes e restaurantes

Edilson Pompeu da Silva, prefeito de Nonoai RS | Foto: Jornalista Cristiano Pinto Zamboni

 

O Prefeito Municipal de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva, publicou na segunda-feira, dia 23 de março, um novo decreto, de número 011/2020, que "Dispõe sobre novas medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do surto epidêmico de COVID-19 (novo coronavírus), no município de Nonoai.

Nas entrelinhas do decreto, aos operadores do sistema de mobilidade, aos concessionárias e permissionárias do transporte coletivo e seletivo por lotação, bem como a todos os responsáveis por veículos do transporte coletivo e individual, público e privado, de passageiros, inclusive os de aplicativos, a adoção, no mínimo, de medidas como a realização da limpeza minuciosa diária dos veículos, com a utilização de produtos que impeçam a propagação do vírus; realização de limpeza rápida com álcool líquido 70 % dos equipamentos de pagamento eletrônico; disponibilização de álcool gel para os passageiros; higienização do sistema de ar condicionado; orientar os usuários do transporte sobre a importância da proteção entre outros itens.

Se tiver uma vítima devidamente cientificado por atestado médico, decorrente do Covid-19, fica proibido a realização de velório.

Fica determinado que restaurantes adotem medidas de higiene cumulativas, listadas no edital, como higienizar, após casa uso, durante o período de funcionamento e quando do inicio das atividades, as superfícies de toque ( cardápios, mesas e bancadas) preferencialmente com álcool gel 70% ou outro produto adequado; Dispor de protetor salivar e eficiente nos serviços que trabalham com Buffet; manter talheres higienizados e devidamente individualizados de forma a evitar a contaminação cruzada, entre outros itens que podem ser conferidos no edital em anexo.

A fiscalização ocorre pelos departamentos de saúde e fiscalização do município e Defesa Civil. Confira o edital na íntegra, nos arquivos em anexo.

 

 

 

Fonte: CPZNOTÍCIAS

Comentários