Câmara Setorial do Leite destaca esforços em ofícios enviados para proteção da cadeia produtiva

Coordenador Geral das Câmaras Setoriais, Clair Kuhn, destaca ações para garantir competitividade do setor

Foto: Divulgação/Enviada por Marcela P. S. Kuhn 

 

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do Rio Grande do Sul tem se dedicado incansavelmente para promover melhorias e assegurar a competitividade do setor. Nesse sentido, Clair Kuhn, Coordenador Geral das Câmaras Setoriais e Temáticas da SEAPI, e Eugênio Zanetti, Coordenador da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, assinaram ofícios direcionados a importantes autoridades, com o objetivo de destacar os esforços em andamento.

Os ofícios foram direcionados aos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Carlos Fávaro; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luis Paulo Teixeira Ferreira, e para o Vice-presidente da Delegação do Brasil no PARLASUL, Celso Russomanno.

No conteúdo dos ofícios, a Câmara Setorial ressalta a importância da cadeia produtiva do leite e derivados no Rio Grande do Sul, abrangendo aproximadamente 40.000 produtores e 241 indústrias instaladas no estado. Durante uma reunião ordinária realizada em 19 de maio de 2023, durante a 17ª edição da FENASUL e a 44ª EXPOLEITE, os integrantes da Câmara Setorial reportaram um aumento expressivo nas importações de produtos lácteos, impulsionado pelos baixos preços da matéria-prima em países vizinhos.

Segundo dados apresentados, as importações de leite em pó integral entre janeiro e abril deste ano aumentaram de 9 mil quilogramas em 2022 para 47 mil quilogramas. A Argentina, em particular, tem concedido subsídios que ultrapassam 50% diretamente aos produtores daquele país. Além disso, o Uruguai implementou um programa de financiamento com linhas de crédito destinadas aos produtores, no valor total de 9 milhões de pesos, com prazo de 13 anos para amortização.

Diante dessa situação, a Câmara Setorial enfatizou a falta de tratamento similar para os produtores e a indústria nacional, resultando em um desequilíbrio com relação aos países que adotam ações efetivas para garantir a produtividade e a competitividade. Portanto, foi defendida a urgência na execução de projetos de desenvolvimento e valorização do leite e derivados no Brasil.

Os integrantes da Câmara Setorial ressaltaram a necessidade de adoção de políticas públicas pelo governo federal, a fim de salvaguardar o setor leiteiro frente aos subsídios concedidos na Argentina e no Uruguai. Destacou-se que tais medidas adotadas pelos países vizinhos abrem precedentes em relação às regras do MERCOSUL e da Organização Mundial do Comércio (OMC), o que exige uma resposta efetiva do Brasil para conter o avanço dos derivados do leite importados no mercado nacional.

O objetivo da mobilização é chamar a atenção das autoridades para a desestabilização do comércio brasileiro decorrente das importações de leite da Argentina e do Uruguai, e alertar para a possível desestruturação da cadeia de lácteos no Brasil, especialmente nos estados da Região Sul - RS/SC/PR.

O Coordenador Geral das Câmaras Setoriais e Temáticas da SEAPI Clair Kuhn tem se empenhado nos esforços conjuntos em prol da proteção e fortalecimento da cadeia produtiva do leite. Sua atuação demonstra o comprometimento em buscar soluções e promover o desenvolvimento do setor em conjunto com as autoridades competentes.

Comentários