Temporal causa destruição em ao menos 13 municípios catarinenses
Xanxerê, no oeste, foi um dos municípios atingidos
Foto: Defesa Civil Lages | Reprodução ClicRDC
Um temporal que atingiu Santa Catarina na quinta-feira (31) provocou destelhamentos, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica. Segundo levantamento da Defesa Civil de Santa Catarina, pelo menos 13 municípios foram atingidos.
As ocorrências foram registradas pela Defesa Civil e iniciaram ainda na madrugada.
Ipira e Piratuba
De acordo com a Defesa Civil, foi registrado vento forte durante a madrugada com quebra de galhos de árvores. Muitas residências ficaram sem energia elétrica, mas a situação foi normalizada. Apenas quatro propriedades rurais continuavam sem luz, no fim do dia. Não houve danos em casas.
Lages
Em Lages o vendaval atingiu casas e causou destelhamentos. Também houve queda de árvores e de placas de publicidade. Segundo o relatório, a Defesa Civil Municipal atua no levantamento de informações sobre prejuízos e também no atendimento das ocorrências.
Segundo as informações, foram feitas 45 solicitações de atendimento de destelhamento. Uma árvore araucária caiu sobre uma residência. Ainda houve a queda de duas placas de publicidade e de 25 eucaliptos na localidade de Pedras Brancas. Foram distribuídas lonas.
Capinzal
O vento atingiu pelo menos duas casas e causou dano parcial nos telhados. Ocorreu danos na cobertura de um posto de combustível. Também parte de alvenaria e telhado de um ginásio de esportes do município foram atingidos.
Xanxerê
Em Xanxerê ocorreram destelhamentos pontuais, segundo o levantamento. Pelo menos um casa foi atingida, no bairro Poinheiro. Ninguém ficou ferido. Foi feita a entrega de lonas.
Campos Novos
De acordo com o relatório, o município foi atingido por chuva acompanhada de ventos e granizo. Foram registrados destelhamentos em várias casas e foram entregues lonas.
Abdom Batista
Chuva acompanhada de ventos e granizo atingiu o município de Abdom Batista e causou destelhamento em várias casas, queda de árvores na praça central e nos acessos ao município. Também houve queda de poste, que deixou a comunicação e energia elétrica comprometida. Lonas foram disponibilizadas.
Celso Ramos
O município Celso Ramos, foi atingido por chuva acompanhada de ventos e granizo. Foram registrados pequenos destelhamentos e queda de árvores em estradas. Os atendimentos forma feitos pela equipe da Prefeitura.
Ponte Alta do Norte
A chuva acompanhada de ventos e granizo também atingiu o município Ponte Alta do Norte e provocou destelhamento em uma residência.
São Cristóvão do Sul
Em São Cristóvão do Sul a chuva, com vento e granizo causaram a queda de um barracão. A equipe da Prefeitura fez o atendimento.
Belmonte
A ocorrências foi registrada por volta das 5h40, em Belmonte. A comunidade de linha Bela União e Santo Isidoro interior do município foram atingidas por chuva acompanhada de granizo, que causaram danos em plantações de fumo, feijão e milho.
Cerro Negro
Em Cerro Negro o vendaval atingiu casas e provocou destelhamentos e queda de árvores. Na área urbana foram registrados danos em pelo menos 12 imóveis, dois estabelecimentos comerciais e na casa paroquial. Foi registrado ainda queda de árvores e destelhamento parcial de 25 casa no interior.
A Defesa Civil Municipal atua no levantamento de informações sobre danos e prejuízos e também no atendimento das ocorrências.
Otacílio Costa
De acordo com o levantamento, o vendaval atingiu edificações e causou destelhamentos parcial e queda de árvores, em Otacílio Costa. Dados da Defesa Civil apontam que sete casa tiveram o telhado parcialmente danificado. Uma das residências foi atingida por uma árvore. Duas creches municipais também foram atingidas.
Defesa Civil Municipal atua no levantamento de informações sobre danos e prejuízos e também no atendimento das ocorrências.
Fonte: ClicRDC