Quatro pessoas perdem a vida após ciclone extratropical atingir o Estado

Segundo a Defesa Civil, nove estão desaparecidas. Duas mortes foram registradas em São Leopoldo, uma em São Leopoldo e uma em Maquiné.

FOTO: REPRODUÇÃO

 

Quatro pessoas morreram e 9 estão desaparecidas por consequência dos temporais causados por um ciclone extratropical que atingem o estado desde a madrugada, na manha dessa sexta-feira (16), segundo a Defesa Civil do RS.

Segundo a Defesa Civil do RS, 33 municípios atingidos registraram alagamentos e estragos, entre eles: Porto AlegreLindolfo CollorIvoti, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Caraá, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Capão do Canoa, Torres, São Leopoldo, Tramandaí, Maquiné, Caxias do Sul e Sapiranga.

Mais de 1,8 mil pessoas estão fora de suas casas, abrigadas em ginásios ou em residências de familiares, até a última atualização desta reportagem. Estradas foram bloqueadas, voos foram cancelados e falta luz em várias regiões.

Cerca de 200 mil clientes estão sem energia elétrica na área de concessão da Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE). As regiões mais afetadas são a Metropolitana (com 170 mil clientes sem energia) e Litoral Norte (com 35 mil).

Na área de cobertura da RGE, são 68 mil clientes, principalmente nas regiões Metropolitana e Vale do Sinos, em cidades como Gravataí, São Leopoldo, Dois Irmãos, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Cachoeirinha.

Nenhuma descrição de foto disponível.

FOTO: DIVULGAÇÃO

 

Em Lindolfo Collor, cidade com cerca de 6 mil habitantes a 55 km de Porto Alegre, as aulas estão suspensas. O município está com casas e estabelecimentos comerciais submersos. A Defesa Civil municipal realizou resgate de pessoas de barco. O único acesso desobstruído na cidade é por Ivoti. A sede da prefeitura teve o primeiro andar totalmente alagado, e o centro de cultura também registrou acúmulo de água.

Em Ivoti, prefeito Martin Kalkmann, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas. O decreto foi publicado na manhã desta sexta autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria de Defesa Civil, nas ações de resposta à enchente com o objetivo de facilitar a assistência à população afetada.

 

FONTE: DEFESA CIVIL - G1/RS e RBS TV

Comentários