Deputado Marroni anuncia emenda para compra de vacinas para garimpeiros de Ametista do Sul

Serão 150 mil reais para aquisição dos imunizantes

deputado estadual Fernando Marroni PT/RS | Foto: Assessoria do Gabinete

 

O deputado estadual Fernando Marroni (PT) participou de uma reunião online com a vereadora Juliane Garlet (PT) e o presidente da Amparo - Associação Portadores de Doenças do Garimpo, da cidade de Ametista do Sul, para anunciar a emenda de R$150.000,00 para a compra de vacinas: vacina pneumocócica 13-valente, vacina da H1N1 e vacina da COVID-19, para amenizar os efeitos causados pela silicose decorrente do garimpo.

“Ainda precisamos de um programa permanente de vacinação, mas com esta emenda dedicada de 150 mil reais já conseguimos montar uma campanha para o ano que vem”, disse o deputado Marroni.

As vacinas já são uma demanda antiga da comunidade ametistense, já que a vacina está disponível no SUS apenas para grupos específicos. O presidente da Amparo, sr. Alcione Batista de Arruda, afirmou que já esteve em reuniões em Brasília para levar essa pauta, mas ainda não obteve acesso pela rede pública às vacinas, que chegam a custar em torno de R$350 na rede privada.

A silicose é uma doença assintomática no início, de evolução progressiva e incurável, cujo agente patogênico é a poeira de sílica, que é absorvida pelos pulmões, que reagem causando o acúmulo de tecido fibrótico, ou seja, o pulmão vai endurecendo.

Em um estudo realizado na cidade de Ametista do Sul em 2008 1 por pesquisadores da USFM, foi identificado nos prontuários médicos que 44% dos garimpeiros apresentavam silicose e 56% não tinham o diagnóstico da doença mas apresentavam os sintomas.

A vacina pneumocócica 13-Valente (VPC13) é indicada para a prevenção de doença pneumocócica (incluindo pneumonia e doença invasiva) causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, de dose única, é recomendado que seja complementada com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

 

 

Comentários