Sicredi Região da Produção funda cooperativa escolar em Constantina

Representantes da Sicredi Região da Produção, estudantes e profissionais da educação durante fundação da nova cooperativa escolar | Foto/Divulgação: Sicredi

 

A Sicredi Região da Produção fundou na última sexta-feira (15), durante Assembleia Geral Ordinária, no Complexo Esportivo Show de Bola em Constantina, a Cooperativa Escolar Alamanda. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, possibilitando que vivenciem experiências focadas nos valores e nos princípios do cooperativismo.

O analista de Programas Sociais da Sicredi Região da Produção, Lucinei Rodrigo Bohn, explica que a iniciativa faz parte do Programa Cooperativas Escolares, do Sicredi, que desafia crianças e adolescentes a criar e a desenvolver uma cooperativa com finalidade educativa, construindo um espaço de aprendizagem sobre os princípios do cooperativismo. “Dessa forma, a participação ocorre por adesão livre e voluntária de estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental e/ou médio, sempre com a orientação de um professor da instituição de ensino”, completa.

O Programa está organizado em quatro fases que garantem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, contribuindo para o aperfeiçoamento de competências a partir de uma vivência “mão na massa”. Essas oportunidades são voltadas para o desenvolvimento de habilidades como liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social.

A metodologia exclusiva do Programa Cooperativas Escolares foi construída a partir das contribuições de educadores e estudantes, que trilharam caminhos para uma abordagem baseada no pensamento de jogos. Elementos como narrativa, desafio, resolução de problemas, autoavaliação e progressão estão presentes em uma trilha de aprendizagem cooperativa chamada Cooperlândia – um mundo construído pela cooperação e que é o cenário para o desenvolvimento da metodologia.

“Cooperar é unir para que todos cresçam. Por isso, em nosso modelo de governança, as decisões são tomadas em conjunto. O objetivo é que sempre possamos gerar um impacto positivo na sociedade a partir dos princípios do cooperativismo”, destaca o presidente da Sicredi Região da Produção, Saul João Rovadoscki.

Comentários