Corregedoria da Brigada Militar afasta 11 policiais suspeitos de envolvimento em formação de milícias no estado

Conforme a BM, civis também são investigados

Foto: Divulgação | Brigada Militar

 

Onze policiais foram afastados da Brigada Militar em operação realizada pela Corregedoria-Geral da corporação, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19) para investigar agentes suspeitos de formação de milícia no Rio Grande do Sul. Cinco deles foram presos. Um sexto homem, que não é policial, também foi preso por envolvimento nos crimes. Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Alegre, Viamão e Alvorada.

Os alvos da operação são investigados por crimes como tráfico, associação para o tráfico, comércio ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa, e extorsão. O Judiciário deferiu medidas cautelares de afastamento das funções dos policiais militares.

Conforme a BM, civis também são investigados.

As investigações começaram após um assalto a três residências em Nova Petrópolis, na serra gaúcha, em dezembro do ano passado. Uma quadrilha armada invadiu as casas e roubou R$ 1 milhão. Os suspeitos entraram em confronto com policiais militares, e um deles foi morto. Conforme a Brigada, este PM agia junto com os criminosos e atirou contra os colegas de farda.

"Logo em seguida um comparsa dele, também PM, foi preso. As investigações continuaram e chegaram hoje ao vigésimo quarto batalhão de Alvorada. Como em um efeito dominó, 11 PMs caíram na investigação da corregedoria", afirma o corregedor-geral, Marcio Roberto Galdino.

Os policiais da corregedoria estiveram no batalhão nesta quinta e revistaram o armário de um policial. Em outros endereços, investigadores entraram em casas de jogos de caca-níqueis , apreenderam máquinas e dinheiro. Os PMs são suspeitos de receber propina de donos dessas máquinas e também de bicheiros.

"Existia uma facilitação de alguns locais, oferecimento de segurança e uma extorsão para que fossem mantidos os pontos em funcionamento. Muito semelhante ao ponto que tinha de caça-níqueis, sendo que alguns faziam segurança diretamente dentro dos locais", explica.

Milhares de cartuchos de pistolas recarregados foram apreendidos. O grupo, segundo as investigações, também é suspeito de receber dinheiro de donos de guincho para chamar somente caminhões de empresas que participavam do esquema.

 

Segundo a BM, civis também estão sendo investigados. — Foto: Brigada Militar/Divulgação

Foto: Divulgação | Brigada Militar

 

Fonte: G1.com/RS

 

Comentários