Novo Hamburgo - Morre paciente com suspeita de coronavírus

No Hospital Municipal, a paciente leopoldense já chegou com o auxílio de ventilação e foi levada para a Unidade de Tratamento Intensivo, mas acabou não resistindo.

(Callista Images/Getty Images)

 

Está sendo investigado pela Prefeitura de Novo Hamburgo a morte de uma paciente moradora de São Leopoldo na madrugada deste sábado(21), no Hospital Municipal por complicações causadas pela suspeita de infecção pelo coronavírus.

De acordo com Administração Municipal, a paciente estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Scharlau de São Leopoldo, apresentava sintomas há sete dias e possuía outras complicações de saúde. Ela foi transferida para a casa de saúde hamburguense pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) depois que a regulação do Estado tentou levá-la primeiramente para o Hospital Centenário, em São Leopoldo.

O diretor-presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura, informa que o Samu errou ao encaminhar a paciente para Novo Hamburgo e foi aberto um processo administrativo disciplinar para apurar a situação.

No Hospital Municipal, a paciente leopoldense já chegou com o auxílio de ventilação e foi levada para a Unidade de Tratamento Intensivo, mas acabou não resistindo. Ainda segundo Ráfaga, o protocolo de segurança para Covid-19 foi seguido a risca no hospital hamburguense. “Quem atendeu a paciente estava com o equipamento de proteção e a paciente já estava entubada, o que evita muito o contágio”, completa.

“Nos preocupa muito recebermos pacientes de outras cidades, ainda sem o repasse de equipamentos para nos tornarmos referência regional”, declarou a prefeita Fátima Daudt. De acordo com ela, o Município está tomando todas as medidas necessárias de atendimento à população local, como a abertura na noite de sexta-feira do Centro de Referência ao Coronavírus em anexo ao Hospital Municipal. Além disso, a Prefeitura está utilizando carros de som nos bairros, pedindo para os moradores permanecerem em casa. Na segunda-feira, será publicado o decreto de calamidade pública.

As Vigilâncias em Saúde de São Leopoldo e Novo Hamburgo foram acionadas e material coletado para a análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). A Prefeitura aguarda o resultado.

 

Redação RS Agora

Comentários