Dois casos suspeitos da variante Delta são identificados no RS

De acordo com informações, amostras deverão ser enviadas para a Fiocruz fazer uma análise mais detalhada

Foto Ilustrativa: Reprodução

 

Dois prováveis casos da variante Delta do coronavírus (B.1.1.617.2 – de origem na Índia) foram identificados pela primeira vez no Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as suspeitas são de um morador de Gramado e outro de Santana do Livramento. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) enviará para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) amostras (de secreção de naso-faringe) dos casos para exames mais detalhados.

Na Fiocruz, as amostras passarão por um sequenciamento genômico, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra. Será um sequenciamento completo. Os testes que vêm sendo aplicados pela Secretaria da Saúde (SES) indicam se determinada amostra é uma provável VOC (variante de preocupação, da sigla em inglês) a partir da identificação de genes específicos que são diferentes entre os tipos de vírus.

Segundo a SES, "nos últimos dias, as vigilâncias municipais adotaram as medidas sanitárias necessárias, com a identificação das pessoas e rastreamento de contatos dos casos, além do isolamento e coleta de amostras para RT-PCR (inclusive de contactantes). Essas amostras são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) para análise. Se forem casos positivos, são realizados testes para identificar a provável linhagem".

Além desses dois casos de prováveis Delta, três possíveis casos da variante Alfa (B.1.1.7, origem no Reino Unido) foram identificados e estão em investigação para confirmação.

 

Fonte: Correio do Povo

Comentários