Semana de Conscientização sobre o Autismo realiza audiência pública em Pelotas

O deputado Fernando Marroni esteve presente no evento e pontuou; aceitar o aluno com autismo não é suficiente, é preciso que haja, inclusão de fato.

O deputado estadual Fernando Marroni (PT) também esteve presente na audiência e ressaltou a importância da criação de políticas públicas que acompanhem o crescimento da sociedade e os avanços da ciência. Foto/Divulgação: Assessoria de comunicação deputado Fernando Marroni

 

A nona edição da Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo em Pelotas começou suas atividades na última sexta-feira, 1, e possui uma programação repleta de diversas atividades relacionadas ao tema, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade e a luta pelos direitos dos autistas com sua inclusão social, familiar e escolar.

A semana é organizada pela Amparho (Associação de Autistas, Mães, Pais, amigos e relacionados com o enfoque holístico), pelo Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA). Como parte da agenda, na manhã de hoje, 4, a Câmara Municipal de Pelotas realizou audiência pública, proposta pelo vereador Carlos Júnior (PSD), com o tema “Lugar de autista é em todo lugar”.

A principal questão debatida na audiência foi em relação ao acesso à educação de crianças autistas na cidade. Falta de professores auxiliares, horário reduzido e negativa de vagas são alguns dos problemas que vêm sendo relatados por pais e responsáveis.

Para a presidente da Amparho, Eliane Bittencourt, a cidade precisa, ainda, de um centro de convivência para jovens e adultos com deficiência, para que todos possam desfrutar da inclusão. Segundo Eliane, a prefeitura de Pelotas já recebeu a verba necessária para implementar o centro em 2020, e pediu às representantes da Secretaria de Saúde que estiveram presentes na audiência para que o centro seja construído o mais rapidamente possível.

O deputado estadual Fernando Marroni (PT) também esteve presente na audiência e ressaltou a importância da criação de políticas públicas que acompanhem o crescimento da sociedade e os avanços da ciência. “Apenas aceitar o aluno com autismo não é suficiente, é preciso que haja, de fato, inclusão. É preciso pensar no autista como um ser humano, que vai atingir a idade adulta e precisa ter o seu lugar na sociedade”, afirmou o deputado.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e área interna

Deputado Fernando Marroni e representantes da Amparho | Foto/Divulgação: Assessoria de comunicação deputado Fernando Marroni

 

Comentários