NESTA QUINTA VENTOS GANHAM FORÇA NO SUL COM CICLONE ATÍPICO

Segundo meteorologistas, rajadas de vento forte atingirão uma área muito maior que o habitual e serão muito intensas em diversas cidades com danos e transtornos.

Conforme a Metsul, o ciclone deve fazer muitos danos e transtornos nesta quinta-feira | PMPA
 

O primeiro dia da atuação do ciclone no estado nesta quarta, quando o sistema se formou sobre o Rio Grande do Sul, foi marcado por chuva volumosa e tempestades severas de granizo e vento. Milhares de casas tiveram danos por granizo, especialmente em Sobradinho, e vendavais deixaram destruição depois no Noroeste. Na madrugada, o ingresso de ar quente a partir do Norte organizou frente quente na Metade Norte com granizo em diversas cidades. Em algumas, as pedras foram grandes.

De acordo com informações violento vendaval foi registrado na BR-468, perto de Palmeira das Missões, no Noroeste gaúcho. Vento chegou a tombar caminhão na estrada. Estação oficial em Palmeira acusou 95 km/h, mas neste trecho da estrada danos sugerem vento muito superior.

À tarde, com o ciclone se intensificando sobre o estado, poderosa linha de instabilidade de quase mil quilômetros de extensão se organizou do Rio Grande do Sul até o Paraguai.

 

Imagem

Impressionante linha de tempestades associada ao ciclone do Rio Grande do Sul ao Paraguai por quase mil quilômetros. Não é todo dia que se vê algo assim.



Fonte: Metsul Meteorologia  https://metsul.com/vento-ganha-muita-forca-nesta-quinta-com-ciclone-atipicamente-intenso/ .

Comentários