Tremor de terra em Caxias foi sismo natural de magnitude 2.0, aponta Centro de Sismologia da USP

Fenômeno foi sentido às 21h07min de segunda-feira em diversos bairros da cidade

Moradores relatam pelo menos três tremores durante a noite de segunda-feira | Foto: Celso Sgorla 

 

O tremor de terra, ocorrido na noite da segunda-feira e sentido em diversos bairros de Caxias do Sul, foi classificado como um sismo de características naturais, de magnitude 2.0 na escala Richter, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O fenômeno foi sentido às 21h07min no horário de Brasília.

 

De acordo com o técnico em sismologia do Centro de Sismologia da USP, José Roberto Barbosa, esse episódio é caracterizado pelo movimento das placas tectônicas. “Como vocês sabem, esses sismos pequenos acontecem todas as semanas em nosso país e dificilmente vão causar algum dano que possa afetar a população”,  afirmou Barbosa.

Na noite de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros recebeu inúmeras chamadas de moradores informando sobre os tremores. Os relatos iniciaram por volta das 21h e partiram dos bairros Petrópolis, Bela Vista, Cruzeiro, Presidente Vargas, Sagrada Família, Saint Etien, Interlagos, Delazzer, parte do bairro De Lourdes, Jardim América e Centro.

De acordo com o capitão dos Bombeiros Reinaldo Andres Marques da Silva, o maior volume de ligações foi do Bairro Petrópolis, onde fica a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Conforme relatos, foram ouvidas de duas a três explosões seguidas de tremores. No entanto, não houve registro de estragos em prédios ou residências. Um dos poucos danos ocorreu em uma residência do bairro Jardim América, onde o gesso do banheiro caiu.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do geólogo, Caio Vinicius Torques, também levantou a hipótese de que o tremor possa ter sido ocasionado por explosivos detonados em alguma pedreira ilegal. Andres disse que entrou em contato com o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), que assegurou que não houve nenhuma autorização para realizar atividades explosivas.

A universitária Mariana Ávila, que estuda à noite na UCS, conta que estava em sala de aula quando todos os colegas perceberam os tremores. Ela relata que foram três em sequência. O primeiro por volta das 21h05min, um segundo cinco minutos depois e o terceiro cerca de 10 minutos mais tarde.

O geólogo Nério Susin acredita que se tratou realmente de um pequeno sismo - fenômeno que, para ele, é comum devido à acomodação do terreno. Ele lembrou que tremores como o de segunda-feira já foram registrados em outras ocasiões em Caxias do Sul, na década de 1970, e depois nos anos de 2006, 2007 e 2008. Ele recordou ainda que um sismógrafo chegou a ser trazido à cidade para fazer medições, e nada de anormal foi detectado.

 

 

Fonte: USP/SP - Corpo de Bombeiros/CP

Comentários