São Leopoldo - Prefeito alerta que faltarão médicos a partir do Natal

Para gestão de Ary Vanazzi, cerca de 40 mil pessoas devem ser afetadas com a saída de cubanos da cidade

Ary Vanazzi relatou que irá cobrar do governo federal reposição do Mais Médicos | Foto: Divulgação/Rede social Stephany Sander

 

Preocupado com a saída de 13 profissionais que fazem parte do programa Mais Médicos, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira. Enfático, ele alertou que a partir do Natal faltarão médicos na cidade. "A população mais pobre vai ser a mais desassistida, pois os médicos cubanos trabalham até o dia 23 de dezembro. Ao invés de prevenir doenças, como é feito hoje, iremos dobrar os atendimentos de urgência e emergência em um hospital que já atende acima de sua capacidade", afirmou sobre o Hospital Centenário.

De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Charão, cerca de 40 mil pessoas devem ser afetadas pela falta de médicos em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os bairros atingidos serão Cohab Feitoria, Vila Brás, Campestre, Padre Orestes, São Cristóvão, Jardim América e Vila Paim. "Iremos conversar com as comunidades e explicar que faltarão médicos, e em quais locais eles podem procurar atendimento. Infelizmente não temos como contratar novos profissionais", lamentou Charão.

 

“Tomaram uma decisão por nós e temos que aceitar”

 

Magaly Mayo Perez, uma das médicas cubanas que trabalha na cidade há mais de cinco anos, se disse triste com a mudança. "Estamos muito gratos por esta oportunidade de conhecer o Brasil e seu povo. Infelizmente tomaram uma decisão por nós e temos que aceitar", comentou emocionada.

O prefeito Ary Vanazzi, que também é presidente da Associação Brasileira de Municípios, afirma que irá cobrar do Governo Federal o preenchimento imediato dessas vagas. "Se os médicos brasileiros não quiserem, terão que dar um jeito. Honrar com o compromisso da saúde junto a população", frisou.

https://twitter.com/twitter/statuses/1064605848473878528

 

Fonte: Correio do Povo

Comentários