Comitê Gaúcho da ONU Mulheres lança Campanha Máscara Roxa na região Norte do RS

O lançamento será virtual, às 10h30min desta quarta-feira (1º), em uma plataforma de videochamada para reuniões

Foto: Divulgação Comitê Gaúcho ElesPorElas da ONU Mulheres

 

O Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, lança na próxima quarta-feira (1º/07) a Campanha Máscara Roxa na região Norte do Rio Grande do Sul. A agenda contempla municípios da Associação da Zona da Produção (Amzop), que envolve 43 cidades, entre elas Rio dos Índios, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Sarandi.

O lançamento será virtual, às 10h30, em uma plataforma de videochamada para reuniões. Além do deputado estadual Edegar Pretto, que coordena o Comitê Gaúcho ElesPorElas, participam representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha. Ainda serão convidados proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade. A imprensa também poderá participar do evento e terá espaço para perguntas ao final. 

Como funciona a campanha

Lançada no dia 10 de junho no RS, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Uma semana após o lançamento, ultrapassou o dobro do número inicial de farmácias com adesão. A campanha começou com 600 farmácias, e já são 1.314 unidades de quatro redes envolvidas. De abrangência da Amzop, 19 dos 43 municípios já possuem estabelecimentos participantes. Até o momento, farmácias de quatro municípios gaúchos já receberam denúncias, em Venâncio Aires, Bento Gonçalves, Casca e Capão da Canoa. 

Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. 

Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 | [email protected]

A campanha foi  motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Ao todo, 16 mulheres foram assassinadas por questões de gênero nos meses de abril e maio, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Outros lançamentos regionais

Conforme o Comitê Gaúcho da ONU Mulheres, até o final de julho serão feitos outros lançamentos regionais da Campanha Máscara Roxa, contemplando as regiões Centro, Celeiro, Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Planalto Médio, Litoral Norte, Serra, Alto Uruguai, Carbonífera e Metropolitana de Porto Alegre.

Municípios que possuem Farmácias Amigas das Mulheres na região da Amzop

Cerro Grande (Rede Vida);
Constantina (Rede Vida);
Dois Irmãos das Missões (Rede Vida);
Erval Seco (Associadas/Cruz Azul);
Frederico Westphalen (Associadas/Cruz Azul, Farmaclin, Botânica Farma);
Jaboticaba (Associadas/Cruz Azul);
Lajeado do Bugre (Rede Vida);
Nonoai (Rede Vida);
Novo Tiradentes (Rede Vida);
Palmeira das Missões (Associadas/Cruz Azul);
Palmitinho (Rede Vida);
Pontão (Rede Vida);
Rodeio Bonito (Associadas/Cruz Azul e Rede Vida);
Ronda Alta (Rede Vida);
Rondinha (Rede Vida);
São José das Missões (Rede Vida);
Sarandi (Rede Vida);
Seberi (Associadas/Cruz Alta e Rede Vida);
Trindade do Sul (Rede Vida).

 

Coordenador Comitê Gaúcho ElesPorElasEdegar Pretto, Colando o adesivo que identifica as Farmácias Amigas das Mulheres | Foto: Leandro Molina

 

Por Catiana de Medeiros e Leandro Molina

 

Comentários