ALDEIA PINHALZINHO SE DESINTEGRA DA ÁREA INDÍGENA NONOAI E ELEGE NOVO CACIQUE
Luíz Jacinto foi escolhido para o cargo
Foto/divulgação: Setembrino Jacinto
Tomou posse na última quinta-feira (22), como cacique da aldeia Pinhalzinho interior do município de Planalto/RS, o indígena Luiz Jacinto.
Os indígenas decidiram se desvincular da área de Nonoai comandada pelo cacique José Orestes do Nascimento, e formar um novo território, com autonomia própria.
A decisão foi tomada na última quinta-feira (22). Por aclamação a comunidade elegeu o até então capitão Luíz Jacinto para o cargo de cacique. Também foram escolhidos os demais nomes para integrar a nova liderança.
Capitão: Pedro Eufrásio, Major: Denacir Eufrásio
Sargento: Isaias Fortes
Conselheiros: Alexandre Jacinto, Paula da Silva
Sargento do Ivaí: Mário da Silva,
Vice-Cacique: José Tomaz
Sub-capitão: Devalcir Salvador
Sargento Vila II: Aldino Moraes.
Policiais: Valdir Mendes, Ademir Moraes, Pedro Barbosa, Mauricio Laranjeira, Elton de Paula, Rodrigo Cassemiro, Augusto Tomaz, Ezequiel de Paula, Darci Jacinto, Rudinei Fernandes, Júlio Fortes, Marcelo Biribio, Flávio Jacinto, Sergio Antunes, Adelar Laranjeira.
Cabos: Ademir Isaias, Aldori Loureira, Cristiana Laranjeira, Luis Eufrásio.
Foto/divulgação: Setembrino Jacinto
A comunidade após empossar a nova liderança, lavrou um documento (Ata) e levou ao conhecimento da Funai, do Ministério Público e da Polícia Federal.
De acordo com o professor Setembrino, filho do novo cacique Luiz Jacinto, na segunda-feira (26), as 10h, haverá uma reunião com a Funai, Ministério Público e com a Polícia Federal, onde segundo ele, será definitivamente ratificada a decisão tomada pela comunidade.
Ainda de acordo com Setembrino, as atividades realizadas até o presente momento foram feitas de maneira pacífica, e o objetivo da atual liderança é o bem estar de toda a comunidade.
Em vídeo publicado no facebook o cacique Luíz Jacinto pediu ao cacique de Nonoai que o respeitasse e evitasse possíveis conflitos. Segundo ele é preciso acalmar os ânimos e respeitar a decisão da comunidade que o colocou no cargo.
Ele advertiu o cacique José, a orientar os índios que estão sob a sua liderança a entender o ocorrido, e promover a harmonia entre os indígenas.
A aldeia Pinhalzinho contem atualmente 418 famílias, uma população de cerca 1.100 pessoas.