PUBLICIDADE
ANUNCIE: ☎ 54 3614 2118
ALRS
Assembleia Geral da ONU votará resolução sobre Jerusalém
Países árabes solicitaram reunião, que poderá contar com presença de representantes de 193 nações
Decisão de Trump sobre Jerusalém não recebeu muito apoio internacional | Foto: Thomas Coex / AFP







A Assembleia Geral da ONU fará uma sessão de emergência nesta quinta-feira para votar um projeto de resolução que rejeita a decisão do presidente Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, depois que os Estados Unidos vetou a medida no Conselho de Segurança.

Turquia e Iêmen solicitaram a reunião urgente da Assembleia em nome do grupo de países árabes e da Organização de Cooperação Islâmica (OCI). Os dois países circularam um projeto de resolução nesta terça-feira que reflete o projeto vetado por Washington, reafirmando que qualquer decisão sobre o estatuto de Jerusalém não tem efeito e que deve ser revogada.

Assim como o texto apresentado pelo Egito, o projeto de resolução que a Assembleia de 193 países votará não menciona a decisão de Trump, mas expressa "uma profunda preocupação sobre as recentes decisões acerca do estatuto de Jerusalém".

A decisão de Trump em 6 de dezembro de reconhecer Jerusalém rompeu com o consenso internacional, desencadeando protestos em todo o mundo muçulmano e provocando uma forte condenação.




ONU / AFP