PUBLICIDADE
ANUNCIE: ☎ 54 3614 2118
FENAE
Líder socialista Pedro Sánchez toma posse como novo chefe do governo da Espanha
Pedro Sánchez fez o juramento durante a cerimônia na presença do rei espanhol Felipe VI

O novo presidente do governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, tomou posse, neste sábado (2), diante do rei Felipe VI e na presença de seu antecessor, o conservador Mariano Rajoy.

Sánchez tomou posse e não fez o juramento com a presença da Bíblia e do crucifixo, como é tradicional na Espanha.

Sánchez tomou posse um dia após ganhar uma histórica moção de censura contra Rajoy.

"Prometo, pela minha consciência e honra, cumprir fielmente com as obrigações do cargo de presidente do Governo, com lealdade ao rei, e guardar e fazer cumprir a Constituição como norma fundamental do Estado, assim como manter o sigilo das deliberações do Conselho de Ministros", leu Sánchez.

Sánchez, um economista de 46 anos sem experiência de governo, prestou juramento ante o rei Felipe VI no Palacio de la Zarzuela, perto de Madrid.

Militante socialista desde os 21 anos, Sánchez começou a carreira política como vereador na Câmara Municipal de Madri (2003-2009) e depois chegou ao Congresso dos Deputados, onde já em 2015 se tornou líder da oposição ao governo de Rajoy.

Para derrubar Rajoy, Sánchez organizou uma heteróclita coalizão com a esquerda radical do partido Podemos, os separatistas catalães e os nacionalistas bascos.

A moção, apresentada há uma semana pelos socialistas após ser conhecida a sentença da Justiça espanhola que condenava o PP por se beneficiar de uma trama de corrupção, foi aprovada por 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção.








Fonte: G1