Emater de Rio dos Índios realiza encontro técnico voltado para a bovinocultura do leite

Foi nesta quarta-feira (21), na comunidade da Linha Fátima

As atividades se iniciaram por volta de 10hrs e estendeu-se pela parte da tarde. Foto: Emater/Rio dos Índios - RS

 

A Emater/Ascar de Rio dos Índios realizou nesta quarta-feira (21), o segundo encontro técnico voltado para a bovinocultura do leite. Foi na comunidade de Linha Fátima, interior do município. As atividades se iniciaram por volta de 10hrs e estendeu-se pela parte da tarde.

Foi apresentada uma “Oficina de preparo e uso de Homeopatia para rebanho leiteiro”, tendo como palestrante o Técnico em Agropecuária Graciel Albino Maggioni, da Emater de Sarandi/RS.

O primeiro encontro ocorreu na última semana do mês de setembro. Na ocasião foi abordado mais a parte teórica, já no encontro de hoje avançamos para a parte prática, abordou-se o estudo dos medicamentos e a forma de como usá-los, disse Graciel.

Homeopatia é o sistema de tratamento clínico-tera-pêutico, que consiste em tratar doenças à base de matérias naturais. Os medicamentos homeopáticos são elaborados a partir de matérias- primas de origem animal, vegetal ou mineral. Atua no organismo de forma natural, respeitando e incentivando os mecanismos de cura, através da estimulação imunológica no combate a vírus, bactérias, fungos, câncer e outros tipos de doenças. Pode ser usada também, no controle de parasitas como vermes, carrapatos, moscas e bernes.

De acordo com a “Instrução Normativa do Ministério da Agricultura" nº 7, de 17 de maio de 1999, que dispõe sobre normas para a produção de produtos orgânicos vegetais e animais, preconiza o uso da homeopatia na produção animal sem quaisquer restrições, ou seja, não existe risco do animal medicado transmitir para o leite os remédios ingeridos.

Conforme o técnico Graciel Albino Mggioni, o produtor continua lucrando e garantindo alimentos saudáveis para o consumidor. Por outro lado, se fazer uso de um antibiótico, por exemplo, o produtor vai ter um custo alto, e, além disso, terá prejuízo, o leite produzido pelo animal deverá ser descartado, por três a sete dias dependendo da medicação usada. Em optando pelo uso de remédios homeopáticos, o custo é bem menor podendo chegar em até 90%, proporcionando com isso maior lucratividade ao produtor, e garantindo mais qualidade no produto oferecido ao mercado.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Rádio Rio FM - Fotos: Emater/Ascar - Rio dos Índios/RS

Comentários