CCJ da Assembleia legislativa aprova parecer favorável à perda do mandato de Ruy Irigaray

Deputado bolsonarista é investigado por usar servidores em obra da família, praticar rachadinha e criar “gabinete do ódio”

Deputado Estadual Ruy Irigaray ao lado do presidente Jair Bolsonaro, em Brasília - Foto: Divulgação Ruy Irigaray

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RS aprovou, nesta terça-feira (22), por 10 votos a 0, parecer favorável à perda de mandato parlamentar do deputado Ruy Irigaray (PSL). A matéria será encaminhada agora à Mesa Diretora da Casa para publicação na Ordem do Dia e pode ir a votação em plenário.

O deputado foi denunciado pela prática de rachadinhas, pelo uso de servidores comissionados de seu gabinete para reformar uma casa de sua sogra e pela criação de um “gabinete do ódio”, em reportagem do Fantástico de fevereiro de 2021. Fato que abriu a investigação pela Assembleia e pelo pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

Presente à reunião, Irigaray negou as acusações. Na sequência, seu advogado, Lucas Madsen Hanisch, também alegou inocência do deputado. Ele elencou alguns pontos que considerava fundamentais, mas que não teriam sido levados em conta pelos deputados.

Após ouvidas as considerações, votaram pela aprovação do parecer favorável à perda de mandato os deputados Vilmar Zanchin (MDB), Carlos Búrigo (MDB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Jeferson Fernandes (PT), Juliana Brizola (PDT), Sérgio Turra (PP), Tenente-Coronel Zucco (PSL), Mateus Wesp (PSDB) e Fran Somensi (Republicanos), além do próprio relator, deputado Elton Weber (PSB).

 

Comentários