Ex-prefeito Valdo (PDT) concede entrevista ao vivo na Rio FM

Foi neste sábado (29), no programa Mix Total, ancorado por Gustavo Azevedo

Ex-prefeito de Rio dos Índios  Valdemar Veloso Batista (PDT), em entrevista ao vivo na Rio Fm | Foto: Gustavo Azevedo/Rádio Rio FM

 

Na manhã deste sábado (29), o ex-prefeito de Rio dos Índios Sr. Valdemar Velozo Batista, popular (Valdo) como é chamado, esteve ao vivo no programa semanal de rádio denominado “Mix Total”, transmitido pela Rio FM 105,9 e ancorado pelo locutor e acadêmico de Jornalismo Gustavo Azevedo. Participou também do bate papo, o diretor geral da emissora, Sr. Josué Evangelista de Resende.

Na ocasião o ex-prefeito foi abordado sobre a sua militância e participação na atividade política, e também sobre a sua atuação na vida pública, e principalmente sobre os seus oito anos de mandato o qual esteve à frente do poder executivo servindo o município como prefeito municipal.

Dentre os vários assuntos que vieram à tona durante a conversa, ao ser questionado, o ex-prefeito fez um breve relato das principais obras e projetos que julgou ser as mais relevantes realizadas em seus dois mandatos como prefeito. Valdemar lembrou as dificuldades enfrentadas por seu governo, bem como por sua equipe, começando pelo setor de obras, uma vez que quando assumiu o comando do município, não se tinha onde guardar o maquinário, a não ser umas árvores que era usada como garagem para as poucas máquinas que o município tinha, e que estavam se deteriorando por conta de estar expostas ao calor do sol e a chuva.

Ele não tinha dúvidas que precisava urgentemente empreender recursos para a construção de um parque de máquinas, e isso foi possível com esforço, trabalho e dedicação. Foi em seus primeiros anos de governo que o município pode levar energia elétrica para todos os cantos, em especial as comunidades da costa do rio, para as famílias mais necessitadas.

O Luz Para Todos, um programa criado pelo então presidente Lula, na época foi um avanço extraordinário nunca visto, realmente uma benção de Deus para os mais longínquos rincões do Brasil, e Rio dos Índios, sob o comando de Valdemar Velozo Batista, firmou o convênio com o governo federal, e então o município pode realizar a maior obra da história no que se refere a valores investidos, mais de três milhões de reais, levando energia elétrica para aproximadamente 400 famílias carentes do interior.

Ainda se falando de obras, foi em seu tempo que o município conseguiu comprar a primeira patrola nova com recurso próprio; “Segundo ele, essa aquisição foi sem dúvida nenhuma, um marco para a sua administração”. Foram adquiridos caminhões, ônibus, ambulâncias, vans, veículos novos para o setor da saúde, educação, administração, e assistência social, aliás, foi em seu segundo governo que foi criada a Secretaria da Assistência Social, e através dessa pasta foi possível trazer para Rio dos Índios, o CRÁS - Centro de Referência de Assistência Social, possibilitando fazer política de mais inclusão e promoção social, com a implantação de vários projetos, como cursos profissionalizantes, entre outros.

Valdo mencionou também, que o atual diretor da rádio Rio Sr. Josué Resende foi o primeiro secretário, sendo junto com ele um dos responsáveis pela implantação do CRÁS e o PIM no município.

Batista lembrou também que em seu período construiu 20 redes de água, levando água encanada às casas de muitas famílias do interior, construção de cerca de 60 casas populares, lutou incansavelmente junto ao governo do estado, para viabilizar a implantação e conclusão do acesso asfáltico, ligação de Rio dos Índios a Nonoai, e foi em seu tempo que viu a obra realizada.

Implantou o programa de fruticultura, visando diversificar a renda das famílias agricultoras, patrulha agrícola, construção da praça da cidade, ampliação do posto de saúde, ampliação do centro administrativo, biblioteca, garagem para veículos atrás do prédio da prefeitura, construção de espaço físico para feira do produtor e artesanatos, Tele Centro Comunitário, com monitor de informática, e inclusive em linha Bom Retiro,  quadras poliesportivas incentivando o esporte, ampliação da Escola Foty na área indígena, calçamento em ruas da cidade e no distrito de Posse dos Linhares, e além disso ampliação do cemitério, com 4.650mts quadrado de área adquirida.

Valdo foi o fundador do Disk Saúde, Rio dos Índios tornou-se pioneiro na região pela implantação desse programa. Foi criado para atender imediatamente a população, através de ligação direta com o motorista de plantão que se dirige até a residência do paciente, transportando-o para a unidade básica ou para o hospital se necessário.

De acordo com ele, a ideia surgiu de um ocorrido, em que uma pessoa passou mal durante a madrugada, e não tinha onde ligar para quem pedir ajuda, e acabou indo a óbito. A partir disso resolveu-se então criar o Disk Saúde.

Fez questão de dizer que uma das grandes conquistas que conseguiu para o seu povo foi à regularização dos terrenos do Bairro N. S. Aparecida, haja visto que as famílias que ali residiam, não possuíam documentação da área, uma vez que ainda pertencia ao Estado. Porem já findando o seu segundo mandato, nos últimos dias, conseguiu entregar os títulos dos terrenos aos moradores, contou.

Ao término da conversa, Valdo foi questionado, sobre a possibilidade de concorrer a mais um mandato; ele disse que acha que já contribuiu com o município, já fez a sua parte e acredita que deixou a sua marca, assim como os outros ex-prefeitos deixaram sua marca, e o atual prefeito deixará a sua também, porem fez questão de ressaltar que absolutamente só tem uma pessoa que sabe do dia do amanhã, para ele é somente Deus, ao qual tem muita fé, e se caso ele determinar mais alguma coisa para ele fazer, ninguém será capaz de impedir, essas coisas ele diz entregar nas mãos de Deus, e enfatizou que a política precisa de renovação, e que a juventude precisa assumir o protagonismo, conforme ele, Rio dos Índios tem uma juventude inteligente, muitos já com formação e outros nas universidades, e que seria importante ver nas administrações futuras, e na câmara de vereadores, jovens ocupando esses espaços.

Por fim Valdemar agradeceu ao espaço concedido pela emissora, e desejou um feliz e abençoado ano novo a toda a população rioindiense.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

 Foto: Gustavo Azevedo/Radio Rio FM

 

Comentários