Emater reúne produtores rurais para tratar da Normativa nº 02 emitida pelo Mapa e Anvisa

O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Nonoai, na sexta-feira (25).

 Produtores rurais reunidos na Câmara de Vereadores de Nonoai, para tratar da Normativa nº 02 emitida pelo Mapa e Anvisa. Foto: Andreia Kraemer/Emater 

 

 

Na ultima sexta-feira (25), por volta das 09h:30min, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai, uma importante reuniao organizada pela Emater de Rio dos Indios e Nonoai. O objetivo do encontro foi para esclarecer e elucidar dúvidas sobre oque trata a Normativa nº 02 emitida pelo Mapa e Anvisa. Na ocasião reuniram-se produtores dos dois municipios, bem como autoridades, vereadores, servidores das Sec de Agricultura, Saúde e Vigilância Sanitária.

Alem desses, participou alguns empresarios do comercio de Nonoai e o pessoal das escolas.

O assunto que trata a Normativa nº 02, refere-se a “Rastreabilidade de Produtos Vegetais Frescos, suas exigências, prazos, dentre outros”.

Conforme a estencionista da Emater Andreia Kraemer, todos receberam bem as informações, segundo ela, um dos pontos abordados de que trata a norma foi o uso de agrotóxicos, o que ficou esclarecido que o produtor que seguir arrisca a normativa, e fazer o uso correto desses produtos, inseticidas, fungicidas ou erbicidas não vai ter problema, mas sim quem utilizá-los inadequadamente.

Foi apresentado aos agricultores e lideranças presentes, papéis que precisam ser preenchidos, principalmente o “Caderno de Campo” que é o principal documento que vai ser utilizado para fazer a Rastreabilidade. Alem disso, será disponibilizado em parceria com a Universidade de Santa Maria um site para para que seja feito tambem, de forma digital.

Aínda conforme Andréia, todas essas notícias e orientações, foram muito bem recebidas pelos presentes, e todos entenderam a importância delas, concluiu.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

                                                                               Foto: Andreia Kraemer/Emater 

Comentários