COVID -19 Amzop define medidas e suspende eventos para contenção do coronavírus
Estão suspenças na região, competições esportivas, encontros da terceira idade e atividades culturais
Ao microfone presidente da Amzop, prefeito Geri Savaris (PT) de Constantina/RS | Foto: Heloise Santi/Grupo Chiru
O avanço dos índices de coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Sul preocupam as autoridades, buscando evitar a circulação do vírus na região os prefeitos, secretários de saúde e educação da região de abrangência da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), participaram na tarde desta segunda-feira, 16, de um encontro na sede da associação para definir as medidas a serem tomadas na região.
De imediato ficam suspensas as competições esportivas, como a Copa Sesc/Amzop e eventos como feiras, festas, que reúnam mais que 50 pessoas pelo prazo de 30 dias. Também, seguindo as orientações do estado estão suspensas as aulas, por 15 dias, a partir da próxima quinta-feira, 19, inclusive nas creches. “Os idosos são o principal grupo de risco, por isso, pedimos um cuidado redobrado. É importante, inclusive, que as pessoas evitem sair muito de casa. Estaremos, ainda, pedindo que as casas de festa evitem abrir neste período, que missas e cultos sejam revistas e que seja feito on-line, enfim sabemos a importancia da fé, mas vivemos um momento bem difícil e precisamos da compreensão de todos”, salientou o presidente da Amzop, Geri Savaris.
Alguns municípios já anunciaram o cancelamento de eventos, Pinheirinho do Vale foi um deles. A comercialização dos espaços do Carijo da Canção, que acontece fim de maio, também estão suspensos.
FestMarço é cancelada
A região terá, ainda, um comitê permanente para acompanhar a evolução da doença no Rio Grande do Sul e na região, que contará com a direção da Amzop, membros das coordenadorias de saúde - 15ª de Palmeira das Missões e 19ªde Frederico Westphalen, além de membros ligados a educação.
O presidente da Famurs, Eduardo Russomano Feire salientou que o Estado deve enfrentar o pior período da doença no inverno, por isso a prevenção deve começar desde já. A Federação já fez encaminhamentos aos governo federal e estadual antevendo a chegada do vírus com maior intensidade no Estado.
Fonte: Infocos RS