Clima - Chuva afeta mais de 5,5 mil pessoas em nove cidades do RS

Dom Pedrito, na Região da Campanha foi o município que teve mais casas atingidas

Foto: Aquivo pessoal | Reprodução Portal G1.com

 

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde o início da semana já afeta 5.527 pessoas de nove cidades do estado, segundo boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (30) pela Defesa Civil.

O município que teve mais casa atingidas foi Dom Pedrito. na Região da Campanha. Cerca de mil casas ficaram danificadas com o vendaval de terça-feira (29). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de até 125km/h. Já uma estação local, da Estância Guatambu, marcou rajadas de 145km/h.

Escolas e postos de saúde continuam fechados nesta quarta em Dom Pedrito. Cerca de 6 mil dos 16 mil consumidores do município continuam sem luz. O abastecimento de água está sendo normalizado aos poucos.

A Secretaria de Obras já cortou mais de 150 árvores derrubadas pelo vento para iniciar a limpeza das ruas. Uma campanha para reerguer a cidade foi lançada ainda na terça, após o temporal. Nesta quarta é aniversário de Dom Pedrito.

A Defesa Civil diz que possivelmente terá enchente e a preocupação agora é com o nível do Rio Santa Maria, que já subiu quatro metros e sobe cinco centímetros a cada 15 minutos.

Em Bagé, cidade que também fica Região da Campanha, pelo menos 25 escolas municipais relataram algum tipo de dano, como destelhamentos, alagamentos ou falta de energia. Em quatro delas, as ocorrências são mais graves e as aulas continuam suspensas.

Cerca de 6 mil consumidores continuam sem luz na cidade. Trabalham na região, 21 equipes da CEEE.

Algumas unidades básicas de saúde continuam sem sistema, mas já atendem pacientes. Cerca de 200 casas tiveram danos devido ao temporal.

Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, rajadas de vento e forte chuva causaram pontos de alagamento e destelhamento, danificando 20 residências.

Em Cachoeira do Sul, segunda a Defesa Civil, rajadas de vento destelharam casas e derrubaram árvores. Os ventos chegaram a 93km/h.

No municípios de Piratini e Canguçu, no Sul do estado, casas ficaram parcialmente destelhadas por ação do vento e do granizo. As rajadas de vento chegaram a 45 km/h.

Santa Maria, na Região Central, registrou casas destelhadas, árvores caídas, falta de energia em vários pontos, além de vias obstruídas. Foram atingidas 126 pessoas - 30 casas em nove bairros e no interior da cidade.

As rajadas de ventos chegaram a 65 km/h. Equipes da Defesa Civil e dos bombeiros estão nas ruas realizando o levantamentos dos estragos. Alguns pontos da cidade estão sem energia elétrica.

Na manhã desta quarta, a BR-158, entre Santa Maria e Itaara, uma árvore caiu e bloqueou a passagem de veículos. O trânsito ficou bloqueado por quase uma hora, o que gerou cinco quilômetros de congestionamento.

Em São Gabriel, a Defesa Civil e o município estão realizando a entrega de lonas para as famílias afetadas pelo temporal. Neste momento, as famílias ribeirinhas estão sendo orientadas a se retirarem de suas casas devido a possíveis alagamentos.

No município de São Pedro do Sul, equipes da Defesa Civil ainda estão realizando o levantamentos dos estragos registrados.

A Defesa Civil enviou na manhã de terça-feira ajuda humanitária para auxiliar os municípios mais atingidos pelos estragos.

 

Fonte: G1.com/RS

 

Comentários