Programa Cooperativas Escolares realiza habilitação para professores

Cooperativas escolares estão sendo implementadas em cinco novos municípios

Etapa presencial de formação de novos orientadores ocorreu na última semana, na sede da Sicredi Região da Produção | Foto: Sicredi Região da Produção

 

Iniciativa do Sicredi que proporciona vivenciar a experiência dos valores e dos princípios do cooperativismo, o Programa Cooperativas Escolares realizou na última semana, no dia 10 de junho, uma habilitação para professores na sede da Sicredi Região da Produção, em Sarandi.

O evento integrou a jornada de formação de novos orientadores, composta por quatro momentos no formato on-line e um presencial. Neste ano, o programa está sendo expandido para cinco municípios: Sarandi, Novo Xingu, Três Palmeiras, Gramado dos Loureiros e Nonoai.

Sob o slogan Cooperativismo para ir além, o Cooperativas Escolares objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado incentivando o protagonismo de crianças e adolescentes em relação ao desenvolvimento de competências, estabelecidas em quatro eixos: liderança, conhecimento, criatividade e cidadania. No contraturno escolar, a iniciativa se propõe a contribuir para despertar o interesse por atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. “A metodologia do programa valoriza elementos como narrativa, progressão, desenvolvimento de habilidades, conquistas individuais e coletivas, entre outros. Todo o processo de aprendizagem ocorre por meio do valor da cooperação e dos princípios do cooperativismo”, realça o analista de Programas Sociais da Sicredi Região da Produção, Lucinei Bohn.

As ações acontecem por meio de parceria, em que a prefeitura - através da Secretaria da Educação – disponibiliza um educador com carga horária para desenvolver as tarefas junto aos estudantes. Já o Sicredi oferece o suporte metodológico, materiais e assessoria pedagógica durante o andamento das cooperativas escolares. Atualmente, na Sicredi Região da Produção, o programa já é consolidado nos municípios de Rondinha, Liberato Salzano, Nova Boa Vista e Constantina, com as cooperativas escolares Rondinela, Liberando Sonhos, Girassol e Alamanda.

Comentários