Cheias - Sobe para 16 o número de cidades atingidas pelas chuvas no RS

De acordo com a Defesa Civil Santana da Boa Vista passou a integrar o rol de municípios afetados

Mais de 5 mil estão fora de casa | Foto: Governo do RS

 

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul durante a semana passada atingiu 16 cidades do Estado e deixou duas vítimas fatais conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira. A primeira morte ocorreu em decorrência da queda de uma árvore em uma residência em Alegrete, na última quarta. O segundo óbito foi registrado hoje, em Santana da Boa Vista, município com menos de dois mil habitantes que se juntou à lista de localidades com danos.

Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana declararam situação de emergência. Barra do Quaraí, Barracão, Jaguari, Pedro Osório também estão entre municípios atingidos. Até o momento, 5.075 estão fora de suas casas – 3.403 na condição de desalojados e 1.672 desabrigados. A maioria está em Alegrete, que tem 2.940 pessoas desalojadas e 1.369 pessoas desabrigadas, alocadas no Ginásio Osvaldo Aranha e no Parque de Exposição.

O final de semana ainda registrou pancadas de chuva nos municípios da Fronteira-Oeste, mas o nível das águas começou a baixar. Em Alegrete, o Ibirapuitã mede 12,8m e está baixando após o pico de 13,50m. Em Quaraí, o rio também recuou e mede menos de 10m. Em Dom Pedrito, o rio Santa Maria baixou nas últimas horas, medindo 5,70m. O mesmo ocorre em Uruguaiana, onde o rio Uruguai mede 8,24m.

 

Fonte: Defesa Civil/CP

Comentários