Patrimônio histórico, casa do imigrante sofre desabamento em São Leopoldo

Local abrigou os primeiros imigrantes alemães em 1824

Foto: Divulgação Secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo

 

Uma parte da Casa do Imigrante, local que abrigou os primeiros imigrantes alemães em 1824, desabou nesta terça-feira (5) em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ninguém ficou ferido. Segundo a prefeitura, o museu estava fechado para visitas desde 2014. A cidade é considerada berço da colonização alemã no Brasil.

A construção original data de 1788, quando o local funcionava como sede da Real Feitoria do Linho Cânhamo, onde era feita a matéria-prima para velas e cordéis de navios.

De acordo com o secretário de cultura de São Leopoldo, Pedro Vasconcellos, em 1840, parte da casa foi reconstruída. Ele conta que o prédio original, feito de pedra, foi o que ficou de pé. A estrutura mais recente, feita de tijolos, foi a que desabou. Segundo o secretário, a última reforma no local foi feita em 2011.

A prefeitura divulgou uma nota, em que afirma que está apoiando o museu na limpeza e isolamento do local e que os materiais de construção serão recolhidos e guardados. Também informa que está sendo feito o escoramento da estrutura para evitar novos desabamentos (confira a nota na íntegra abaixo).

Conforme o secretário de cultura, a Casa do Imigrante estava vazia. O acervo já havia sido transferido para outro local desde que o museu foi desativado, portanto, os móveis e objetos da época da imigração não foram danificados. O espaço foi fechado na época justamente por conta de goteiras e problemas no telhado.

Segundo a prefeitura, a Casa do Imigrante é privada, administrada pelo Museu Visconde de São Leopoldo, que recebeu a doação em meados dos anos 1980. O Museu publicou um texto em um site de rede social em que afirma que "mesmo com projeto de restauro nos parâmetros requeridos e aprovado pelos órgãos competentes, não foi possível captar recursos nem junto ao poder público nem ao privado".

 

A imagem pode conter: céu, casa, árvore e atividades ao ar livre

Foto: Facebook/Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

 

Fonte: G1.com/RBSTV

Comentários