Acadêmicos do curso de Agronomia da Uno-chapecó fazem estágio em Rio dos Índios

São sete dias de atividades. Trabalhos tiveram início no dia 27/04.

Graduandos fazem palestras, e realizam atividades em diversas propriedades do interior do município | Foto: Celso Zarpellon

 

O município de Rio dos Índios recebeu no último dia 27, os alunos do curso de Agronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó/SC, Uno-Chapecó. Ao todo são 18 estagiários do 6º e 7º período.

São sete dias de estágio, e o encerramento desta etapa ocorre neste sábado dia 04.

A nossa redação conversou com o responsável pelo curso, professor Celso Zarpellon - Engenheiro Agrônomo e Administrador, que nos relatou como está sendo feito esse estágio e quais são os objetivos.

De acordo com ele os estudantes estão hospedados em diversas propriedades rurais do interior do município, e o propósito disso, é entender na prática como realmente funciona o dia a dia de cada uma dessas propriedades.

Conforme o professor, foi determinado algumas tarefas para os estagiários. Ontem quinta-feira durante a tarde, eles realizaram palestras para diversos agricultores em Linha São Sebastião. Nesta sexta-feira será em Posse dos Linhares a partir das 14h.

Alem disso, cada aluno terá que fazer um levantamento econômico da propriedade onde ele está hospedado. Esse estudo será feito com base no ano agrícola que compreende “julho de 2018 a julho de 2019”. Deve ser colhidas informações desde valores e a quantidade de sementes utilizadas, os insumos que foram aplicados, combustível, mão de obra, acompanhamento técnico, entre outros. De posse dessas informações, na faculdade os alunos irão processá-las gerando um relatório final de custo de produção e resultado líquido. No final do mês de junho os alunos estarão de volta ás propriedades, apresentando um relatório concluso dos cálculos. Nessa data os proprietários irão solicitar a cada acadêmico a construção de um projeto, que possa ser implementado na propriedade.

No segundo semestre quando eles voltarem para a faculdade, irão trabalhar no desenvolvimento desse projeto. No mês de novembro, o agricultor será convidado a conhecer a universidade, e nesse dia o aluno então vai entregar o projeto já pronto nas mãos do solicitante.

Conversamos também com alguns produtores rurais que receberam as equipes, e na oportunidade agradeceram todo o esforço feito pela Uno-Chapecó, elogiaram o trabalho e iniciativa da direção do curso bem como o desempenho de cada graduando.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sentadasA imagem pode conter: 2 pessoas, área internaA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e mesaA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas

 

 

Redação Rádio Rio FM /Fotos: Celso Zarpellon

 

Comentários