Chuvas - Municípios da região decretam situação de emergência

Foto: Prefeitura de Ametista do Sul

 

Dois municípios da região decretaram situação da emergência devido às fortes chuvas ocorridas no fim de semana. De acordo com a Defesa Civil, Alpestre realizou a ação de forma unilateral, contornando a situação em âmbito de município. Já Ametista do Sul, realiza o levantamento dos danos e irá homologar um pedido junto ao Governo do Rio Grande do Sul, solicitando apoio para superar os problemas causados pela enxurrada. 

O prefeito de Alpestre, Valdir José Zasso, disse que a medida visa dar agilidade às ações das equipes de assistência do município, para ter uma maior rapidez na solução dos problemas.

Ficou decidido também que o transporte escolar está suspenso e que não haverá aulas nas escolas municipais na terça-feira, 14, e quarta-feira, 15, em função dos riscos de acidente.

As aulas na Creche continuam com a programação normal.

Em Ametista do Sul, o prefeito Gilmar da Silva revelou que as demandas são muitas, sendo diversos locais atingidos. "Recebemos muitas ligações e pedidos de ajuda, sabemos que todos os casos são urgentes, mas precisamos ter calma neste momento. Agora é hora de buscar por recursos para auxiliar essas famílias, devemos decretar estado de emergência e procuraremos o suporte necessário com os órgãos competentes. Pedimos o apoio da população, aos poucos vamos resolvendo cada caso", apontou Gilmar.

Caiçara (um dos municípios mais atingidos pela chuva) ainda realiza o levantamento dos estragos e poderá decretar situação de emergência.

 

Fonte: Leonardo Carlini/Jornal O Alto Uruguai

Comentários